carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Etec

Etec As Escolas Técnicas estaduais são unidades educacionais administradas pelo governo estadual por intermédio do Centro Paula Souza, autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que possui mais de 40 anos de tradição em cursos profissionalizantes gratuitos de excelente qualidade. Atualmente as 220 Etecs, estão presentes em 162 municípios. Elas atendem mais de 213 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Técnico integrado ao Médio e Médio, distribuídos nos 38 cursos técnicos para o setor Industrial, Agropecuário e de Serviços. Esse número inclui 5 cursos técnicos oferecidos na modalidade semipresencial, 4 cursos técnicos na modalidade on-line, 27 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 6 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O que oferecem:

Cursos técnicos e integrados ao Médio direcionados à demanda do mercado de trabalho regional e Ensino Médio básico, avaliados entre os melhores do País, de acordo com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Objetivos:

Promover a capacitação profissional e ampliar a oferta de profissionais qualificados para o setor produtivo, estimulando a geração de emprego e renda em consonância com o desenvolvimento econômico regional.

Critérios para implantação:

O município deve ter no mínimo 40 mil habitantes.

Contrapartida: a prefeitura interessada na implantação de uma Etec no município deve cumprir os seguintes pré-requisitos:

- Oferecer terreno com área mínima de 8 mil m² líquidos, descontadas restrições ambientais, viárias, de zoneamento, recuos, entre outras limitação.

- Disponibilizar prédio com pelo menos 3,5 mil m², caso sejam implantadas duas habilitações. Se houver mais de dois cursos, a área do imóvel deverá ser proporcionalmente maior, conforme as especificações técnicas do Centro Paula Souza.

Saiba mais: http://www.cps.sp.gov.br

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo