carregando...

Empreendedorismo, Micro, Pequenas e Médias Empresas

Empreendedorismo e MPES

A Coordenadoria de Empreendedorismo, Micro, Pequenas e Médias Empresas promove ações voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo, em especial por meio de iniciativas dirigidas às microempresas e empresas de pequeno e médio porte, estabelecendo parcerias com órgãos públicos e privados, visando à agilização de procedimentos de instalação, regularização, recuperação e crescimento.
 
Também fazem parte das atribuições da coordenadoria a coleta, a organização e a análise de informações que permitam promover a adequação do perfil e das necessidades dos micro e pequenos empresários às reais demandas do mercado, além da realização de estudos, produção e difusão de matérias e dados relacionados ao empreendedorismo.
 
Além disso, a coordenadoria exerce um papel de integração da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e dos órgãos de licenciamento do Estado com a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Outra atuação da coordenadoria é por meio do programa Banco do Povo Paulista, que concede linhas de microcrédito para empreendedores de pequenos negócios, viabilizando o desenvolvimento social e econômico local e a geração de emprego e renda. O Governo de São Paulo transferiu a Jucesp e o programa Banco do Povo Paulista para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o objetivo de alinhar o órgão às políticas de desenvolvimento econômico do Estado, tornando-se o termômetro da economia paulista.
 
Coordenadoria de Empreendedorismo, Micro, Pequenas e Médias Empresas
Coordenadora: Jandaraci Araujo
E-mail: cempe@sde.sp.gov.br

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo