Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Territorial

Crescimento econômico em consonância com as vocações regionais

Ações estimulam a competitividade dos setores
produtivos regionaisA Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Territorial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia atua estrategicamente para promover o crescimento econômico de forma homogênea em todo o Estado, garantindo a redução das desigualdades e potencializando as vocações regionais.

Para formatar ações coletivas voltadas ao desenvolvimento sustentável, a coordenadoria exerce suas funções junto a diferentes atores sociais, públicos e privados, que colaboram em seus respectivos campos de conhecimento, formulando políticas públicas compatíveis com as vocações, potencialidades e características locais, a partir de um modelo de desenvolvimento integrado.

A coordenadoria atua, fundamentalmente, em duas vertentes: Vocações e Potencialidades Regionais; e Incentivo ao Empreendedorismo.

Nas Vocações e Potencialidades Regionais, destaca-se na criação de novas oportunidades de desenvolvimento, na redução de diferenças socioeconômicas regionais do Estado e no apoio aos municípios, por meio de programas de incentivo a Arranjos Produtivos Locais (APLs) e Incubadoras de Empresas, além de Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs).

Já na linha de Incentivo ao Empreendedorismo, busca promover o fortalecimento da competitividade das empresas paulistas de forma articulada com entidades de representação empresariais e de ensino, pesquisa e inovação, com ênfase na defesa de micro, pequenas e médias empresas.

Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Territorial

Coordenador: Marcelo Machado