carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Arranjos Produtivos Locais (APLs)

Arranjos Produtivos Locais (APLs) Uma das marcas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação é o Programa de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), consolidando os APLs como instrumentos de desenvolvimento econômico integrado e como importante estratégia de política pública. Os APLs são concentrações de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas, que, sob uma estrutura de governança comum, cooperam entre si e com outras entidades públicas e privadas.

As empresas localizadas em APLs produzem diversos tipos de produtos em municípios que já desenvolvem uma forte atividade comercial, como no ramo de calçados (Franca, Birigui e Jaú), aeroespacial (São José dos Campos), móveis (Mirassol, Votuporanga e RMSP) e plástico (ABC). Uma das vantagens do APL é facilitar o acesso de micro, pequenas e médias empresas a programas de gestão empresarial, mercado, processo, produtos e linhas de financiamento, visando ao seu fortalecimento no mercado interno e acesso ao externo.

Outra vantagem é incentivar a troca de informações entre as próprias empresas, com as entidades de classe, governos e instituições de ensino e pesquisa. Essa interação entre as empresas aprimora suas vantagens competitivas, vislumbrando um cenário de estratégias de crescimento e desenvolvimento e não mais de concorrência predatória.

O Programa de APLs do Estado de São Paulo reconhece 38 APLs e 25 aglomerados produtivos distribuídos em mais de 120 municípios, sendo que 14 fazem parte de um projeto executado com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Confira aqui a lista.

Esse programa é um marco nas políticas de desenvolvimento regional do Estado de São Paulo. Estão previstos investimentos que beneficiarão aproximadamente 14,5 mil micro, pequenas e médias empresas, abrangendo mais de 350 mil postos de trabalho gerados em APLs.

Para aprimorar ainda mais a competitividade dos APLs, foi criada a Rede Paulista de Arranjos Produtivos Locais, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com participação do Sebrae-SP, Fiesp e Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional. A Rede Paulista define as táticas do programa, buscando a estruturação de projetos voltados ao aprimoramento de gestão, além de estimular outros fatores, como inovação, capacitação, suporte, sustentabilidade e acesso a mercados.

Veja aqui o Termo de Referência nº 002/12, que dispõe sobre a contratação de consultor individual especializado para o Programa de Fortalecimento da Competitividade das Empresas Localizadas em Arranjos Produtivos Locais do Estado de São Paulo, bem como Manifestação de Interesse nº 386/11.

Veja aqui o Termo de Referência nº 003/12, que dispõe sobre a contratação de consultor individual para o Programa de Fortalecimento da Competitividade das Empresas Localizadas em Arranjos Produtivos Locais do Estado de São Paulo, bem como a Manifestação de Interesse nº 693/11.

Veja aqui a Prorrogação de Convocação para Manifestação de Interesse, relativa ao Termo de Referência nº 001/2012 , que dispõe sobre a contratação de consultor individual financeiro para o Programa de Fortalecimento da Competitividade das Empresas Localizadas em Arranjos Produtivos Locais do Estado de São Paulo.

Veja aqui comunicado referente à conclusão do processo de seleção relativo à Manifestação de Interesse para Contratação de Consultor Individual Financeiro para suporte operacional nos APLs na Gerência Financeira da Unidade Gestora do Programa, referente ao Contrato de Empréstimo n.º 1911 – OC/BR, celebrado entre o Governo do Estado de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, para o financiamento de ações previstas no Programa de Fortalecimento da Competitividade das Empresas Localizadas nos Arranjos Produtivos Locais do Estado de São Paulo.

Veja aqui o Termo de Referência nº 005/12, que dispõe sobre a contratação de consultoria para elaboração de avaliação intermediária do programa de fortalecimento da competitividade das empresas localizadas em arranjos produtivos locais do Estado de São Paulo, bem como a Manifestação de Interesse nº 474/11.

Veja aqui comunicado referente à conclusão do processo de seleção publicada no Diário Oficial na data de 14 de março de 2012 para Contratação de Consultor Individual Especializado para fazer frente com as necessidades da Gerência Geral da Unidade Gestora do Programa. Referente ao Contrato de Empréstimo n.º 1911-OC/BR, celebrado entre o Governo do Estado de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, para o financiamento de ações previstas no Programa de Fortalecimento da Competitividade das Empresas Localizadas nos Arranjos Produtivos Locais do Estado de São Paulo. Após análise e avaliação dos currículos enviados em conformidade com os critérios de seleção, torna-se público a candidata que obteve a maior pontuação no processo seletivo: Ayala Siena.

Veja aqui a Prorrogação de Convocação para Manifestação de Interesse, relativa ao Termo de Referência nº 005/2012, que dispõe sobre a contratação de consultor para elaboração da Avaliação Intermediária do Programa de Fortalecimento da Competitividade das Empresas Localizadas em Arranjos Produtivos Locais do Estado de São Paulo.

Veja aqui o Termo de Referência nº 006/12, que dispõe sobre a contratação de consultor individual para suporte à gerência administrativa no tocante a execução programa de fortalecimento da competitividade das empresas localizadas em arranjos produtos locais do estado de São Paulo, bem como Manifestação de Interesse nº 115/12.

Veja aqui comunicado referente à conclusão do processo de seleção publicada no Diário Oficial na data de 14 de agosto de 2012 para Contratação de Consultor Individual para elaboração da Avaliação Intermediária do Programa, referente ao Contrato de Empréstimo n.º 1911-OC/BR, celebrado entre o Governo do Estado de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, para o financiamento de ações previstas no Programa de Fortalecimento da Competitividade das Empresas Localizadas nos Arranjos Produtivos Locais do Estado de São Paulo. Após análise e avaliação dos currículos enviados em conformidade com os critérios de seleção divulgados, torna-se público o candidato que obteve a maior pontuação no processo seletivo: João Marcelo Alves da Silva Borges.

Veja aqui comunicado referente à conclusão do processo de seleção publicada no Diário Oficial na data de 29 de agosto de 2012 para Contratação de Consultor Individual para atender as necessidades da Gerência Administrativa da Unidade Gestora do Programa – UGP, referente ao Contrato de Empréstimo n.º 1911-OC/BR, celebrado entre o Governo do Estado de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, para o financiamento de ações previstas no Programa de Fortalecimento da Competitividade das Empresas Localizadas nos Arranjos Produtivos Locais do Estado de São Paulo. Após análise e avaliação dos currículos enviados em conformidade com os critérios de seleção divulgados, torna-se público o candidato que obteve a maior pontuação no processo seletivo: Edson Hernandes Soares.

Veja aqui o Termo de Referência nº 001/13, que dispõe sobre a contratação de consultor individual – Agente de Campo para atuar nos APLS de Itu e Tatuí, visando atender as necessidades da Gerência Técnica da Unidade Gestora do Programa – UGP, bem como Manifestação de Interesse nº 489/12.

Veja aqui o Termo de Referência nº 002/13, que dispõe sobre a contratação de consultor individual – Agente de Campo para atuar nos APLS de Vargem Grande do Sul e Tambaú, visando atender as necessidades da Gerência Técnica da Unidade Gestora do Programa – UGP, bem como Manifestação de Interesse nº 490/12.

Veja aqui o Termo de Referência nº 003/13, que dispõe sobre a contratação de consultor individual – Agente de Campo para atuar nos APLS de Franca e Ribeirão Preto, visando atender as necessidades da Gerência Técnica da Unidade Gestora do Programa – UGP, bem como Manifestação de Interesse nº 491/12.

Veja aqui o Termo de Referência nº 004/13 , que dispõe sobre a contratação de consultor individual – Agente de Campo para atuar nos APLS de Jaú e Ibitinga, visando atender as necessidades da Gerência Técnica da Unidade Gestora do Programa – UGP, bem como Manifestação de Interesse nº 492/12.

Veja aqui o Termo de Referência nº 005/13, que dispõe sobre a contratação de consultor individual Agente de Campo para atuar nos APLS de Birigui e Mirassol, visando atender as necessidades da Gerência Técnica da Unidade Gestora do Programa – UGP, bem como Manifestação de Interesse nº 493/12.

Veja aqui o Termo de Referência nº 006/13, que dispõe sobre a contratação de consultor individual Agente de Campo para atuar nos APLS da Região Metropolitana do Estado de São Paulo, visando atender as necessidades da Gerência Técnica da Unidade Gestora do Programa (UGP), bem como Manifestação de Interesse nº 494/12.

Veja aqui o Termo de Referência nº 003/2015, que dispõe sobre a contratação de consultor individual para atuar no Programa de Fortalecimento da Competitividade das Empresas Localizadas em APLs do Estado de São Paulo, visando atender as necessidades da Gerência Técnica da Unidade Gestora do Programa (UGP), bem como Manifestação de Interesse nº 330/15.

Veja aqui o Termo de Referência nº 004/2015, que dispõe sobre a contratação de consultor individual especialista em administração pública para atuar no Programa de Fortalecimento da Competitividade das Empresas Localizadas em APLs do Estado de São Paulo, visando atender as necessidades da Gerência Técnica da Unidade Gestora do Programa (UGP), bem como Manifestação de Interesse n°313/15.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo