carregando...

Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem)

Apoio Tecnológico aos municípios A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, por intermédio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), financia serviços especializados que utilizam a capacitação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para obtenção de laudos em municípios de pequeno e médio porte, que não contam com recursos e capacitação funcional para resolução de situações emergenciais. O trabalho executado pelo Patem abrange as seguintes áreas: uso do solo, recursos minerais e água subterrânea, infraestrutura pública, distritos industriais e de serviços, e dinâmica socioeconômica municipal

Em 2014, o programa atendeu 17 municípios, mediante convênios, sendo eles: Atibaia, Avaré, Batatais, Capão Bonito, Capivari, Caraguatatuba, Divinolândia, Garça, Ibirarema, Ibiúna, Ituverava, Mairinque, Olímpia, Rancharia, Regente Feijó, Santana de Parnaíba e São Roque. O valor total de investimento é de R$ 4,06 milhões. O Patem usa o IPT como braço técnico na realização dos trabalhos solicitados. Ao longo de sua existência já foram investidos mais de R$ 23 milhões em diversos atendimentos em todo o Estado.

Confira o decreto n° 56.412/2010, que estabelece as diretrizes do Patem.

4ª maior reserva de argila do Brasil

Um estudo do IPT, financiado pelo Patem, apontou, em agosto de 2009, a descoberta da quarta maior reserva de argila do Brasil, calculada em torno de 135 milhões de toneladas. A quantidade é suficiente para abastecer as indústrias cerâmicas do Arranjo Produtivo Local (APL) do Oeste Paulista por 85 anos, para fabricação de blocos, lajes e telhas. Os levantamentos desenvolvidos pelo IPT incluíram o reconhecimento geológico das áreas de pesquisas, nos campos de Castilho e Campinal (Presidente Epitácio); a execução sistemática de sondagens; a coleta de amostras e a caracterização tridimensional dos depósitos de argila encontrados. Clique aqui e saiba mais sobre a 4ª maior reserva de argila do Brasil.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo