Universidade Virtual chega a mais de 60 municípios do Estado de São Paulo

07/08/2017

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI)

Foto: Eliana de Almeida Lourenço RodriguesA Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) assinou convênio com 38 prefeituras paulistas para a instalação de polos da instituição, somando agora 100 pontos com presença em 63 cidades. O evento de assinatura aconteceu nesta segunda-feira (07/08) no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador Geraldo Alckmin, do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, da Presidente da Univesp, Maria Alice Carraturi, do presidente da Assembleia Legislativa , Cauê Macris, prefeitos e outras autoridades.

De acordo com França, a ampliação das vagas da Univesp representa a oportunidade para os jovens de todo o Estado de São Paulo cursarem graduação gratuitamente, no padrão das melhores universidades do País. “Não importa se moram longe ou próximo aos grandes centros ou regiões metropolitanas, os polos garantirão educação a distância a mais de 16 mil estudantes.  Vamos ampliar o sinal para o Brasil e garantir que todos tenham a mesma oportunidade. A expansão é um passo para a universalização do ensino superior”, ressaltou o vice-governador.

A universidade, única 100% a distância do Brasil, acaba de realizar vestibular com cerca de 80 mil inscritos que disputam 16 mil vagas para Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática e o novo curso de Pedagogia.  Segundo Maria Alice, a divulgação da primeira chamada dos aprovados será no dia oito de agosto, e as matrículas deverão ser realizadas entre 9 e 11 do mesmo mês, nos próprios polos escolhidos pelos estudantes. O início das aulas deverá ocorrer em 21/08. “É gratificante ser um agente transformador. Estamos aqui comemorando essa meta ambiciosa. Esse é o maior projeto de educação à distancia do ensino superior do Brasil”, afirmou.

Na Univesp, o aluno aprende de forma ativa. E isso acontece tanto em momentos on-line como em encontros presenciais, nos chamados polos. Grande parte do curso é realizado em  Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático e bibliografia das disciplinas e tirar dúvidas do conteúdo com tutores. Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas, discussões em grupo, trabalhos orientados por tutores. Ali, também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o AVA.

Foto: Eliana de Almeida Lourenço RodriguesCriada em 2012 como a quarta universidade estadual paulista, a Univesp mantém parcerias com a Universidade de São Paulo (USP),  Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e Centro Paula Souza para desenvolvimento do conteúdo e coordenação de seus cursos. Trata-se de uma Fundação mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC para o oferecimento de cursos a distância.

O primeiro vestibular da universidade aconteceu em 2014 com oferta de 3.330 vagas para graduação em Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, assim como licenciaturas em Matemática, Física, Química e Biologia. No ano de 2016, foi realizado um novo processo seletivo com disponibilidade de 918 vagas para uma segunda turma de Engenharia de Computação e Engenharia de Produção.  Hoje, com 2,5 mil alunos, além desses seis cursos de graduação, também oferece opções de especialização para a formação docente no ensino mediado pelas tecnologias.