Unidade Móvel de Hospitalidade segue para Mongaguá

20/03/2017

Entre final março e abril, Mongaguá, no litoral sul paulista, recebe a carreta de Hospitalidade do Programa Via Rápida Emprego, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece qualificação profissional por meio de cursos gratuitos voltados ao ingresso e recolocação no mercado de trabalho, além de incentivar o empreendedorismo.O ínicio das aulas está previsto para o dia 27/03 e serão ofertadas 60 vagas nas áreas de hotelaria e gastronomia. A ação na cidade é uma parceria com a Prefeitura Municipal em comemoração ao mês do turismo.

O veículo possui sala de aula e dois laboratórios que simulam um quarto de hotel, um restaurante e balcão para o preparo de drinks. Totalmente equipada com aparelhos destinados ao ensino prático, a estrutura será utilizada para a realização de cursos de Bartender, Camareira e Garçom.A carreta também conta com todos utensílios necessários para o aprendizado dos profissionais, como coqueteleiras e talheres para o curso que ensina técnicas de preparo e apresentação de bebidas; e roupas de cama e banho, voltadas à modalidade que prepara profissionais para o setor hoteleiro.

Segundo o coordenador do Via Rápida, Deizo Pereira, as unidades móveis são eficientes ferramentas de formação e capacitação. “O objetivo é propiciar ao aluno um ambiente semelhante ao que será encontrado em suas rotinas profissionais.Com duração de 100 horas, os cursos são ministrados por professores do Centro Paula Souza, fundação estadual contratada pela Pasta”, ressalta.

As 28 carretas do Programa oferecem mais de 60 opções de cursos gratuitos nas áreas de confecção industrial, imagem pessoal, indústria, manutenção automotiva, hospitalidade, produção alimentícia, confecção artesanal, panificação e açougue, manutenção de motos, instrumentação, petróleo e gás, automação industrial, refrigeração e climatização, comandos hidráulicos e pneumáticos, metrologia e soldagem.

Para a jovem estudante Beatriz Francheschini, que participou do Curso de Manicure e Pedicure na Unidade Móvel de Imagem Pessoal, instalada no mês de janeiro, na cidade de São Vicente, o Programa é muito importante a recolocação profissional. “Eu precisava de um curso aqui na praia. Agora espero já conseguir um trabalho na área. Agredeço ao Governo do Estado pelo Via Rápida. É show de bola. Que venham mais unidades para o nosso município”, diz.

De acordo com o vice-governador e secretário da SDECTI, Márcio França, o Programa adota um viés que busca cada vez mais efetividade, ou seja, capacitar para o trabalho em áreas que possam absorver a mão de obra qualificada. “No final de 2015, a iniciativa passou a ter novas diretrizes. O Via Rápida foi desmembrado em Expresso, Emprego, Econômico e em breve será lançado o 18, voltado a jovens dispensados do serviço militar que procuram uma nova oportunidade no mercado”, completa.

Sobre o Via Rápida

Lançado em julho de 2011, o Via Rápida é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Em 2015, o Programa foi dividido nas modalidades Via Rápida Emprego, Via Rápida 18, Via Rápida Expresso e Via Rápida Econômico. A iniciativa  já atendeu mais de 230 mil pessoas, em 645 municípios no Estado.

Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br