Sutaco formaliza convênios com cidades do interior

29/06/2018

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

Foto: divulgaçãoOs convênios com a Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, foram assinados no Palácio dos Bandeirantes nesta quinta-feira, 28 de junho. A solenidade contou com a presença de secretários de Estado, entre eles Jânio Benith, do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, prefeitos e convidados.

Durante a cerimônia, o governador Márcio França anunciou investimentos em mais de 365 municípios do Estado. Ao todo foram assinados 502 convênios. No total, esses contratos vão liberar R$ 360 milhões para cidades de todas as 16 regiões administrativas do Estado. Os recursos liberados contemplam obras de infraestrutura urbana, turísticas, recapeamento asfáltico e pavimentação de ruas e avenidas, recursos para obras sociais e culturais com jovens e idosos.

“Assinamos hoje convênios com várias cidades, completando um ciclo importante de liberação de recurso para manutenção urbana em todo estado. Esse programa já existe no governo, ele era muito usado para ajudar as estradas de São Paulo, mas como as estradas estão em boa situação, a gente começou então a ajudar os municípios”, explicou o governador sobre os recursos liberados pela secretaria de Planejamento e Gestão.

O convênio assinado com a Sutaco tem como objetivo promover a cooperação institucional, o intercâmbio de informações e o desenvolvimento de ações que permitem o cadastramento dos artesãos, identificando-os como profissionais, pelas técnicas artesanais locais desenvolvidas e as matérias-primas utilizadas.

Além disso, estimula a produção e a exposição para venda dos produtos artesanais, estimulando a geração de trabalho e renda, contribuindo com a economia municipal. Está prevista ainda a formação de Agentes de Cooperação, funcionários indicados pelos municípios, que vão atuar como interlocutores nas relações entre a Sutaco, os Municípios e os artesãos. Durante o evento no palácio, foram lançadas as Carteiras de Identidade Profissional dos artesãos com QR Code. O documento pode ser lido por celulares pelos fiscais municipais evitando falsificações.

Veja a lista das cidades no link

Cidades Inteligentes IPT

O governador anunciou ainda R$ 32,6 milhões para o Projeto Cidades Inteligentes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que prevê a implantação de soluções tecnológicas para as cidades. Foram assinados também convênios do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios – Patem, para capacitação dos municípios de pequeno e médio porte que não contam com recursos e capacitação funcional para resolução de situações emergenciais.

Veja a lista aqui

Representando todos os prefeitos presentes, o prefeito Gutti, de Guarulhos, ressaltou a importância dos recursos liberados pelo governo do Estado.  “A gente sabe o quanto está difícil para cada município a questão econômica, financeira. Essa parceria e, principalmente, a sensibilidade do governador Márcio França estão fazendo a diferença. São diversos convênios para mais da metade dos municípios do Estado, nas mais variadas áreas. Mais do que recursos, vidas serão mudadas a partir disso, porque estamos falando também de empregabilidade, novos serviços, pessoas empregadas. É um círculo virtuoso que o governador vem empregando nesses 82 dias".