carregando...

Notícias

Notícias

Secretário participa de encontro com 27 presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil



16/03/2017

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação 

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação (SDECTI), Márcio França, representou o governador Geraldo Alckmin, nesta quinta-feira, (16/03), às 16h30, na abertura do 110º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça (CTJ), no Palácio da Justiça de São Paulo. Nos dia 16 e 17, o evento reunirá 27 presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil para a discussão  de temas essenciais voltados ao aprimoramento institucional, reforma da previdência, aumento de produtividade e melhorias na prestação jurisdicional. A cerimônia contou com as participações do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Paulo Dimas Mascaretti, do ministro e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Tófolli, do secretário estadual da Educação, José Renato Nalini, do poeta e membro da Academia Paulista de Letras, Paulo Bonfim, do deputado e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Cauê Macris, além de outros desembargadores e juristas.

Durante o encontro,  França saudou todos os presentes em nome do governador e ressaltou o papel do Estado na economia. "Com essa crise, São Paulo foi um dos mais afetados. Aqui temos grandes indústrias e grupos que sofreram o impacto, mas mesmo diante das adversidades fechamos com superávits. Esse fato só aconteceu devido a uma política séria e linear, além da redução de gastos. Essa retomada brasileira não será feita de uma hora para outra, mas com a união de todos os estados, esse tempo será mais curto", disse.

De acordo com Macaretti, a parceria entre os três poderes é importante para a atuação dos juízes, que trabalham com causas importantes voltadas ao social. "Investir em áreas como saúde, educação, segurança e no judiciário é fundamental para as instituições e pessoas. Nesse encontro temos servidores, presidentes e magistrados focados na eficiência, na comunicação e no planejamento estratégico, para que debates memoráveis sejam repassados ao cidadão.  Temos que mostrar acima de tudo que estamos comprometidos com a população. A reforma previdenciária não poderá ser baseada apenas na economia, ela precisa ser realizada prezando os diretos das pessoas", acrescentou. 

Amanhã,  o Conselho contará com palestras do professor Vicente Falconi Campos (Gestão para resultados e o papel da liderança); do ministro João Otávio de Noronha (A atuação da Corregedoria Nacional de Justiça) e do conselheiro do Conselho Nacional de Justica, Luiz Cláudio Allemand (Mediação Digital na Execução Fiscal).  Às 16 horas, o CTJ fará uma homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal Enrique Ricardo Lewandowski e às 16h30 será divulgada a Carta de São Paulo.
 
Razões para Acreditar

Lançada no último dia 8, pelo Tribunal de São Paulo, a campanha Razões para Acreditar – que busca informar ao cidadão os serviços oferecidos pela Justiça estadual – será oferecida, pelo presidente Paulo Dimas, a todos os Tribunais de Justiça do Brasil. Composta de cinco vídeos de 30 segundos e peças que apresentam dados do TJSP, a campanha explica, por exemplo, a função de cada um dos atores do sistema de Justiça: advogados, defensores públicos, promotores, procuradores, juízes, desembargadores e servidores. Importante ponto abordado é o incentivo à utilização dos métodos alternativos de soluções de litígios – mediação e conciliação – e seus benefícios. São Paulo hoje tem mais de 220 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, os conhecidos Cejuscs. O Estado que quiser fazer uso da campanha Razões para Acreditar terá somente a necessidade de adaptar os dados relativos à sua realidade.
 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo