Secretário participa da solenidade de posse dos novos reitor e vice-reitor da USP

29/01/2018

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

Foto: Alexandre Carvalho/A2imgO governador Geraldo Alckmin e seu vice e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Márcio França, participaram nesta segunda (29/01), às 18h, da posse dos professores Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes como novos reitor e vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP) para o quadriênio 2018-2022.A sessão solene do Conselho Universitário foi realizada no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes.

Em seu discurso, Alckmin ressaltou a satisfação em fazer parte da cerimônia. “É uma grande alegria estar presente na posse do novo reitor e vice-reitor da USP. Nós todos somos muito orgulhosos da Universidade de São Paulo. O orgulho é justo, pois a instituição já trouxe muitos benefícios para o Estado. Com a nova gestão e esse time campeão, a USP continuará a vencer, pelo bem de São Paulo e do Brasil”, completou.

A chapa de Agopyan e Hernandes foi a mais votada, com 1.092 votos, e encabeçava a lista tríplice, encaminhada ao governador Geraldo Alckmin, resultante da eleição realizada na Universidade, no dia 30 de outubro. A nomeação foi feita por Alckmin em 13 de novembro.

O novo reitor da USP, Vahan Agopyan, é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica (Poli), mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela mesma instituição e Ph.D. pela Universidade de Londres King’s College.Foto:Alexandre Carvalho/A2img

Professor da USP desde 1975, foi vice-diretor e diretor da Poli; diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e vice-presidente do Conselho Internacional para Pesquisa em Inovação em Edificação e Construção. Agopyan foi pró-reitor de Pós-Graduação da USP no período de 2010 a 2014 e, hoje, ocupa o cargo de vice-reitor da Universidade.

O novo vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes, é professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) desde 2008. Graduou-se em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e obteve título de doutor em Física Aplicada pela USP, com estágio na Universidade de Gênova, na Itália.

É coordenador de Ensino e Difusão Científica do Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (Cepid/Fapesp), vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Materiais em Nanotecnologia e coordenador do Centro de Tecnologia de Materiais Híbridos, um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP. Hernandes foi diretor do IFSC no período de 2010 a 2014. Atualmente, é o pró-reitor de Graduação da Universidade.