São Vicente terá Centro de Inovação Tecnológica

30/11/2017

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Economico, Ciencia, Tecnologia e Inovação (SDECTI)

Foto: Eliane RodriguesO Vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Márcio França, assinou nesta quinta-feira, (30/11), no Palácio dos Bandeirantes, convênio que prevê a transferência de R$ 2 milhões para a realização de reforma do imóvel localizado na Rua Waldemar Braga, espaço que que será a sede do futuro Centro de Inovação da cidade de São Vicente. Participaram do ato, o prefeito do município, Pedro Gouvêa, os deputados Caio França e David Zaia, além de vereadores municipais.

Para o andamento do trabalho, a SDECTI, por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, ficará responsável pelo repasse dos recursos, análise de documentação e supervisão da obra. Caberá a Prefeitura de São Vicente a execução da intervenção, disponibilizar os documentos referentes à aplicação dos recursos financeiros, prestar contas, além de se responsabilizar pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais, comerciais e outros. A obra abrangerá as reformas da cobertura de estrutura metálica, do piso de concreto armado e pintura acrílica das alvenarias, das instalações elétricas e dos sanitários, além transformar o espaço da lanchonete em estacionamento.  O prazo de vigência do convênio é de 120 dias.

De acordo com Márcio França, os Centros de Inovação estimulam a pesquisa e o desenvolvimento dos municípios. “A SDECTI oferece apoio a esses empreendimentos, que são determinantes para alavancar a inovação paulista. São Vicente deu o primeiro passo para a consolidação do empreendimento”, completou.

Durante o encontro, Gouvêa ressaltou a importância do recurso para a cidade. “O Centro de Inovação trará mais desenvolvimento para São Vicente. Também investimos em outras melhorias voltadas à infraestrutura e turismo do município”, disse. Hoje, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – DADETUR, a cidade também foi comtemplada com outros recursos: R$ 150 mil para reurbanização da Rua Japão, R$ 118.544,93 para a readequação do Pavilhão de Eventos do Parque Ecológico Tércio Garcia e R$ 45.406,05 direcionados à sinalização turística da orla da praia do Itararé.

Na ocasião, o Caio França reforçou que os centros unem a parte intelectual com a questão produtiva. “São Vicente e outros municípios precisam desse tipo de incentivo do Governo do Estado, para oferecer a estrutura necessária e implantar empreendimentos voltados à promoção da inovação tecnológica”, falou.

Centros de Inovação

São empreendimentos que concentram, integram e oferecem um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas,  além de ser um espaço de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de segmentos econômicos. No Estado de São Paulo, os municípios de Jundiaí, Marília e Indaiatuba já possuem  credenciamento na Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica (RPITec).  Também já foram anunciados os repasses para a realização de estudos em Registro e Guarujá.