São Vicente inaugura nova estrutura operacional para VLT

09/08/2017

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI)

Foto: Jaqueline Soares O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Márcio França, em representação ao governador Geraldo Alckmin, participou nesta quarta-feira (09/08), da entrega do pátio de estacionamento e manobras para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), edifício de apoio e bicicletário, no terminal Barreiros, em São Vicente, litoral paulista.

O pátio de estacionamento e manobras tem capacidade para seis VLTs e foi construído com a finalidade de oferecer apoio operacional à circulação dos veículos no sentido terminal Barreiros-Porto.

A edificação de apoio tem 164 m² de área com espaço na sala administrativa, sala de descanso e sanitários. Já o bicicletário tem capacidade para 100 bicicletas. O horário de funcionamento é das 5h30 às 23h30, mesmo horário que é realizada a operação do VLT.

De acordo com França, o bicletário, que é destinado à população, traz a garantia de mais segurança e conforto para os usuários. “A Baixada Santista tem essa forte característica de usar bicicletas. E quanto ao pátio de manobras, esse é apenas o pontapé inicial para expandir VLT para a área Continental de São Vicente, que é uma região populosa e já reivindica essa ampliação”, comentou.

Informações sobre o VLT

Desde abril deste ano, o VLT passou a circular em seu horário pleno de atendimento, das 5h30 às 23h30, e a utilização do transporte vem apresentando crescimento progressivo no número de passageiros transportados. Hoje, 22 mil usuários, em média, estão úteis entre São Vicente e Santos.Foto: Jaqueline Soares

Em relação a novembro de 2016, quando a média diária era de cerca de 4.400 passageiros, houve um acréscimo na demanda de 390%.  No total, desde fevereiro de 2016, quando o Consórcio BR Mobilidade assumiu definitivamente a operação do VLT da Baixada Santista, o sistema já transportou 2,5 milhões de passageiros.

A tarifa cobrada pelo meio de transporte é de R$ 4,05 e o valor foi estabelecido no edital de licitação, tendo como data base 1º de janeiro de 2014 e reajustado segundo a variação dos insumos previstos contratualmente.

Estão em funcionamento 10 máquinas de autoatendimento onde o usuário pode adquirir seu cartão unitário e recarregar todos os tipos de cartão BR Mobilidade utilizados no VLT e nas linhas intermunicipais. O pagamento deve ser feito com cartão de débito. As máquinas estão instaladas nas estações Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro, em São Vicente; Nossa Senhora de Lourdes, Pinheiro Machado e Bernardino de Campos, em Santos.

O governador Geraldo Alckmin assinou em 29/07 com a Prefeitura de Santos o convênio para integração tarifária entre o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e dez linhas municipais de Santos. A integração terá início em setembro de 2017.