São Paulo sedia Encontro Regional de Municípios com Desenvolvimento Sustentável

17/03/2017

Fonte: Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI)

Foto: Eliana RodriguesO vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Márcio França, participou nesta manhã, na sede da prefeitura,  em São Paulo, do lançamento regional do  IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). O evento promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a prefeitura local  é voltado para prefeitos, gestores municipais e possíveis patrocinadores com o intuito de apresentar e organizar o maior evento sobre sustentabilidade urbana do país, que acontecerá em 24 a 28 de abril, em Brasília.

Participaram da reunião, os prefeitos de São Paulo, João Dória,  de Campinas, Jonas Donizetti, de Guarulhos,  Gustavo Costa (Guti), os secretários municipais do Verde e Meio Ambiente, Fernando Von Zuben, e de Governo, Julio Semeghini, além do presidente da FNP, Márcio Larcerda, do presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), Carlos Cruz e outras autoridades.

Em suas palavras, França destacou a importância dos encontros regionais para articulações políticas e reforçou que a passagem pela prefeitura de qualquer pessoa é uma das mais marcantes do executivo. “Comandar um município exige muita responsabilidade e atenção.  Esses encontros com os prefeitos de grandes cidades são fundamentais para alterações de leis voltadas às prefeituras municipais. O Governo do Estado de São Paulo está sempre à disposição para o diálogo e colaboração. Bom trabalho a todos”, enfatizou.

Foto: Eliane RodriguesNa ocasião ocorreram a exibição de um vídeo sobre o IV Encontro e apresentações de iniciativas oferecidas pela FNP para o desenvolvimento dos municípios brasileiros, entre elas:  “Apoio ao Desenvolvimento de projetos de Modernização da Administração Tributária (PMAT) com foco no g100”; “Tópicos em Parcerias Público-Privadas”; “Capacitação em Instrumentos de Transparência e Dados Fiscais”; “Apoio ao Desenvolvimento de Projetos de Ruas Completas”; “Qualificação da Rede Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente” e “Modernização da Gestão da Rede Pública de Educação Municipal”.

IV EMDS
O IV EMDS ocorrerá de 24 a 28 de abril, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília/DF, e deve receber mais de 10 mil participantes para debates em torno do tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”. A programação já pode ser conferida no site do EMDS, no endereço www.emds.fnp.org.br.

Lançamentos Regionais
A previsão é que, além de São Paulo, outras 25 cidades sediem os eventos para lançamento do IV EMDS. Já ocorreram reuniões em Recife/PE (3 de fevereiro); Salvador/BA e Fortaleza/CE (10 de fevereiro); Campinas/SP (17 de fevereiro); Porto Alegre/RS (8 de março); Rio de Janeiro/RJ (9 de março); Contagem/MG (10 de março) e Divinópolis/MG (11 de março).

III EMDS
Em 2015, o III EMDS reuniu 9.458 pessoas, 512 prefeitos, três governadores, 15 ministros e 52 deputados e senadores.  No total, 1507 municípios estavam representados no evento, além de 17 delegações estrangeiras dos cinco continentes. A terceira edição contou com o apoio de 109 instituições nacionais e internacionais.

Sobre a FNP
Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Tem como foco de atuação os 658 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (critério indicador de cidades médias, segundo estudos da CGLU e IPEA). Esse recorte abrange 100% das capitais, 68% dos habitantes e 80% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.