carregando...

Notícias

Notícias

Mulheres buscam qualificação profissional em profissões dominadas por homens



02/04/2019

Em Jaboticabal, interior de São Paulo, Isabel Cristina de Souza Gasparino Silva, de 51 anos, desempregada, foi atrás de qualificação profissional em uma área considerada antigamente como masculina, mas que vem abrindo espaço para as mulheres, a de soldadora.

Isabel Cristina, acreditando na sua capacidade e com o objetivo de ter seu próprio negócio ou a recolocação, decidiu se inscrever, através do Via Rápida Móvel, para o curso de Soldagem Básica. As aulas começaram no dia 27 de fevereiro com previsão de término para essa semana, 04 de abril. A soldagem é uma técnica que agrega cada vez mais mulheres ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, o número de soldadoras cresceu 2% na última década. Já no Brasil, a procura por cursos na área pelo público feminino vem crescendo consideravelmente.

De um total de 60 alunos, ela se destaca sendo uma das duas mulheres da turma. Isabel foi muito bem recebida pelos instrutores e pelos colegas de curso e assim, confia que deve ter sucesso na busca da recolocação, já que as empresas passaram a contratar mulheres em seu quadro de funcionários.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo