Monteiro Lobato terá programa pioneiro voltado à Cidade Inteligente

30/11/2017

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SDECTI)

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Márcio França, e a prefeita de Monteiro Lobato, Daniela Britto, assinaram nesta quinta-feira, (30/11), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, convênio que prevê a transferência de R$ 1.385.788,95 para a implantação do Programa “Monteiro Lobato Cidade Inteligente, Humana e Encantada”. A iniciativa será um projeto piloto no Estado de São Paulo. Também participou do encontro o deputado estadual Caio França.

Para o andamento da ação, a SDECTI, por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, ficará responsável pelo repasse dos recursos, supervisão do Programa e análise e aprovação da prestação de contas. Caberá ao município iniciar o Programa em 30 dias, além de encaminhar relatório técnico e disponibilizar toda documentação necessária para o andamento do trabalho. O prazo de vigência do contrato é de 36 meses.

De acordo com a prefeita Daniela, o Programa contribuirá para transformar Monteiro Lobato na cidade polo da Economia Criativa. “Baseada nos três eixos, Inteligente, Encantada e Humana, a iniciativa é mais um passo para que a cidade seja reconhecida como uma das primeiras Smart Cities com população abaixo de 10 mil habitantes. Pretendemos alcançar esse objetivo a partir dos esforços do poder público, com a conversão de um modelo tradicional de cidade que potencialize as características locais”, explicou.

Durante o encontro, o vice-governador ressaltou que o convênio contribuirá para fazer de Monteiro Lobato uma cidade temática. “Serão produzidos os estudos necessários que farão com que a cidade dê um grande salto no seu desenvolvimento, com a geração de mais emprego, renda e turismo”, disse.

Prêmio InovaCidade

Em março de 2016, a prefeitura de Monteiro Lobato recebeu o prêmio Inovacidade como reconhecimento pelo desenvolvimento do Projeto Desbravadores Digitais, que usa Tecnologia da Informação (TI) para melhorar a gestão pública e o dia a dia dos moradores da cidade.

O projeto, elaborado com a participação de empresas de TI, do Parque Tecnológico de São José dos Campos e de alunos do ensino fundamental de Monteiro Lobato, é uma ferramenta pela qual a prefeita Daniela Brito monitora áreas irregulares, e assim pode traçar um plano de manutenção para estradas rurais, definir o plano de iluminação pública e ainda regularizar o cadastro de logradouros, com a definição de novos Códigos de Endereçamento Postal (CEP), entre outras atividades realizadas por meio de georreferenciamento (com imagens de satélite). Essas melhorias causam impacto positivo na qualidade de vida dos 4,5 mil moradores do município.

O Projeto Desbravadores Digitais de Monteiro Lobato foi escolhido ao lado de outras dez iniciativas, selecionadas dentre 222 inscritas no Smart City Business Congress & Expo, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de março, em Curitiba (PR). O prêmio