Governo do Estado de SP e União promovem evento para melhorar o ambiente de negócios

26/02/2019

A secretária Patrícia Ellen participou nesta terça-feira (26), no Palácio dos Bandeirantes, da abertura do evento “Melhoria do Ambiente de Negócios - Doing Business Brasil 2020”. A ação é resultado da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério da Economia.

O evento reuniu cerca de duzentos gestores governamentais e representantes da sociedade civil, especialmente profissionais liberais e empreendedores, para compartilhar informações sobre abertura de empresas, pagamento de impostos, comércio internacional e registro de propriedade.

“Precisamos facilitar a forma de fazer negócios, melhorando os processos de abertura e fechamento de empresas e fomentando o investimento  em ciência, tecnologia e inovação de forma aplicada, oferecendo soluções tecnológicas para as empresas que buscam superar seus desafios, alcançando índices históricos de lançamento de patentes e consequentemente gerando mais oportunidades de emprego” disse Patrícia.

Além da secretária, participaram da abertura: Governador João Doria; Floriano Peixoto (Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República); Bruno Covas (Prefeito de São Paulo); Marcia Amorim (Secretária Especial de Modernização do Estado do Paraná); Paulo Uebel (Secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia); Carlos da Costa (Secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia).

O evento tem a finalidade de mostrar o real cenário nacional, em especial as reformas já implementadas, assim como os projetos em curso e as metas já estabelecidas para os próximos quatro anos, em cada uma das áreas abordadas. As quatro áreas abordadas - abertura de empresas, pagamento de impostos, comércio internacional e registro de propriedade – foram escolhidas devido a sua criticidade, ou seja, estão entre aquelas em que o Brasil é pior avaliado.

O relatório Doing Business, publicado pelo Banco Mundial desde 2003, compara as regulamentações aplicáveis às empresas e o seu cumprimento em quase 200 economias e cidades. O estudo considera indicadores como obtenção de crédito, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos.

No ano passado, o Doing Business registrou um número recorde de reformas ao redor do mundo. No período entre 2 de junho de 2017 e 1° de maio de 2018, foram introduzidas 314 reformas regulatórias no ambiente de negócios de 128 economias. O Brasil ficou na 109ª colocação no ranking geral. O país foi a economia com o maior número de reformas da América Latina e Caribe, com quatro reformas realizadas.