carregando...

Notícias

Notícias

Governo de SP promove encontro Empreenda Mulher no Palácio dos Bandeirantes



28/03/2019

O evento é uma iniciativa para fomentar políticas públicas para mulheres e reunir líderes para debaterem o empreendedorismo feminino

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico realizou pela primeira vez o encontro Empreenda Mulher nesta quinta-feira (28), no Palácio dos Bandeirantes. O objetivo do evento é promover a importância de políticas públicas para mulheres, o empreendedorismo e ampliar a participação feminina em cargos de liderança nos setores público e privado.
 
No primeiro painel, o encontro contou com a presença das secretárias estaduais, Patricia Ellen da Silva, Desenvolvimento Econômico, Célia Leão, Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Parnes, Desenvolvimento Social e da Procuradora Geral do Estado, Lia Porto Corona. Este é o maior número de mulheres na história do secretariado do Governo do Estado de São Paulo. Hoje são 4, no total de 20 secretários.
 
De acordo com Patricia Ellen da Silva, um terço dos empreendedores do Estado de São Paulo são do sexo feminino, sendo que as mulheres representam metade da população. Diante deste cenário, as secretárias vão trabalhar em conjunto para mudar esse panorama. “Temos um desafio bastante grande, pois o nosso modelo de participação de homem e da mulher na casa e no trabalho mudou rapidamente. Há 50 anos, menos de 10% das mulheres estavam no mercado de trabalho. Hoje, são quase 50%. É uma mudança muito grande”, ressaltou a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico.
 
“Ainda temos muito a fazer, com diversas oportunidades. Cada participante aqui tem um papel de liderança impressionante em seu setor. O Empreenda Mulher é um trabalho de muitas mãos”, completou a secretária.
 
O Governador João Doria também esteve presente no evento e ressaltou a importância da mulher no desenvolvimento do Estado. “Sou a favor das mulheres, para que elas possam ter uma participação mais forte, mais significativa no Governo de São Paulo e também nas políticas públicas”, afirmou.
  
Já no segundo painel o debate abordou os desafios e as oportunidades do empreendedorismo feminino no mercado de trabalho. A discussão contou com a participação de Adalgisa Soares, Gerente de Projetos de Empoderamento da ONU Mulheres, Jandaraci Araújo, Coordenadora de Empreendedorismo da Micro, Pequena e Média Empresa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Karina Bugarin, Coordenadora de Produtividade e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Marcela Quiroga, Diretora da Rede Mulher Empreendedora e do Juiz de Direito da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Mário Assumpção Filho.
 
 
Sobre o Empreenda Mulher
O Empreenda Mulher tem como objetivo incentivar a autonomia das mulheres, unindo uma série de ações e iniciativas oferecidas pelo Governo do Estado. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico trabalha com três pilares:
  • Empreenda Mulher Gestora: oferecerá cursos de capacitação de gestão de negócios, finanças, técnicas produtivas, negociação (socioemocional), exportação, compras públicas. e microcrédito, com orientação através do Banco do Povo Paulista, exclusivo para empresas lideradas por mulheres. Hoje a taxa de juros do Banco do Povo é a menor do mercado 0,35% ao mês.
  • Empreenda Mulher Tech: estimular a presença da mulher para entrar e permanecer no universo da tecnologia. 
  • Empreenda Mulher Artesã: cursos de capacitação e gestão de negócios para as artesãs paulistas.
 
 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo