Funcionários da Pasta celebram final do ano com palestra de monja budista

21/12/2017

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação

Monja Coen Koshi, durante palestra - Foto: Jaqueline SoaresOs servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SDECTI) tiveram na manhã desta quinta-feira, 21/12, na sede da Pasta, uma palestra com a Monja Budista Coen Roshi, como celebração e confraternização das comemorações de final de ano. A iniciativa é mais uma ação do Programa Átomo - Qualidade de Vida, que tem o objetivo de estimular e oferecer práticas que melhorem a perspectiva de vida dos colaboradores da Pasta.

Autoridades como o vice-governador e secretário da SDECTI, Márcio França, a presidente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Fernando Landgraf e o presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Jani Benitti, também participaram na confraternização.

Durante a palestra, a monja, que estava acompanhada da Monja Heishin, transmitiu diversos ensinamentos relativos ao princípio da meditação e orientações sobre como enxergar a vida de maneira positiva e otimista. “Nós somos o átomo transformador do universo, e podemos fazer a diferença em tudo que fazemos, sentimos e praticamos. Inclusive nós não somos o que somos, se não fosse por outros fatores que interferem direta ou indiretamente em nossas vidas”, pontuou.

Para França, que se disse encantado com as palavras da palestrante, essa é uma excelente maneira de encerrar o ano, haja visto que 2018 será um ano melhor, mas com mais desafios. “Viemos de uma fase muito complicada e cheia de crises da qual o país vem passando, entretanto, o otimismo, assim como foi dito aqui, é fator indispensável em uma administração. Eu agradeço a todos os servidores, mesmo aqueles que eu não tenho contato direto, eu sei a diferença que cada um faz para tornar o serviço público eficiente”, destacou.

Em suas considerações finais a monja ressaltou o trabalho do servidor público com um instrumento essencial para a sociedade e desenvolvimento pessoal. “Eu quero que vocês apreciem a própria vida e também o local de trabalho. Usem a sua inteligência para servir a humanidade e não apenas a quem está próximo de vocês. Percebam que o seu trabalho é importante para todos os seres, portanto empenhem-se, procurem a excelência porque essa excelência inclui a sua felicidade e o seu próprio bem-estar”.

A Monja Heishin também transmitiu suas considerações e impressões sobre os momentos compartilhados durante o evento. "Sabemos o quanto é importante estarmos envolvidos e comprometidos com o que fazemos. Somente assim nossa atuação é transformadora. Livres, criativos e felizes, nós transformamos. Parabéns pela iniciativa do Átomo. Que ela prospere e contagie todas as demais Secretarias", finalizou.

Sobre o Programa Átomo

O Átomo - Programa de Qualidade de Vida foi idealizado na atual gestão do Secretário Márcio França e implantado em junho de 2016. A iniciativa, voltada aos colaboradores da Pasta, é comandada pelo Gabinete em parceria com a área de Recursos Humanos, e conta com uma comissão executiva formada por representantes de diversos setores. As atividades oferecidas abordam o bem estar físico e mental, a positividade nos relacionamentos e o desenvolvimento espiritual (ao cuidar com carinho para a superação das diferenças humanas, compartilhando o amor, independentemente da doutrina que cada um segue).  São oferecidas palestras sobre saúde e comportamento, além de práticas como ginástica laboral, massagem, ações para integração social e de solidariedade, orientação postural, reeducação alimentar e treinamento básico de suporte em casos de urgência ou emergência médica.