carregando...

Notícias

Notícias

BNDES e FAPESP assinam acordo que amplia chances de apoio a empresas inovadoras



03/10/2017

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI)

Foto: Flavia Louzane O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) assinaram acordo de cooperação técnica, nesta terça-feira (03/10), no Palácio dos Bandeirantes. O termo ampliará as possibilidades de apoio a pequenas empresas inovadoras e contribuirá para aproximar a realidade tecnológica do país às iniciativas internacionais. A solenidade contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, de seu vice e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Márcio França, do presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro e do presidente da Fapesp, José Goldemberg.

O acordo de cooperação poderá facilitar o acesso de Empresas Emergentes Inovadoras – que já tenham sido apoiadas no âmbito do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) – a linhas de crédito do BNDES e a instrumentos de renda variável, a partir de avaliação econômica realizada pelo Banco, e possibilitará a articulação de ações em ambas as instituições para projetos específicos, entre eles, os Centros de Pesquisa em Engenharia mantidos pela Fundação em parceria com empresas e entidades de pesquisa. Espera-se que também seja possível a complementaridade de instrumentos e ações do BNDES e da Fapesp para o desenvolvimento desses centros. 

O documento prevê, ainda, a avaliação conjunta de focos tecnológicos relevantes para formulação de políticas públicas e coordenação de esforços para investimentos no país, como o lançamento de chamadas conjuntas de projetos relacionados à pesquisa e desenvolvimento em Manufatura Avançada. A cooperação terá vigência de cinco anos e contará com plano de trabalho para detalhamento e acompanhamento de atividades e ações específicas.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo