Secretário Márcio França visita os municípios de Tupã, Bastos, Iacri e Marília

17/07/2017

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI)

Foto: Diogo FernandoO vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Márcio França, visitou nesta sexta-feira, (14/07), os municípios de Tupã, Iacri, Bastos e Marília, no interior paulista. Na ocasião participou de encontro com líderes regionais,  assinatura de convênio, entrevistas,  da Festa do Ovo em Bastos, conheceu as instalações da empresa Neto Alimentos, esteve na Famema e na a abertura do Painel de Renovação da Concessão da Malha Paulista e Reativação do ramal Bauru- Marília e Panorama.

Pela manhã, no primeiro evento, França foi recebido na sede da Prefeitura de Tupã, pelo prefeito Ricardo Raymundo e por outras autoridades da região. No local, participou ao lado do secretário de Turismo, Laércio Benko, da assinatura de convênio, no qual o corpo técnico do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos aprovou a utilização da verba do DADETUR para a Revitalização da Avenida Tamoios, em duas etapas, no valor total de R$ 5.771.526,31. De acordo com França, o Estado de São Paulo é o único que tem um fundo específico para passar verbas ao turismo. “Antigamente o turismo era considerado uma atividade de lazer, hoje, também é visto como um propulsor da economia. O setor é um dos que mais emprega no País. São Paulo é o principal emissor de turistas do Brasil”, ressaltou.

Após reunião em Tupã, o vice-governador seguiu para a cidade de Iacri, onde acompanhou a produção alimentícia de produtos com ovo, na empresa Neto Alimentos. Em seguida  partiu Foto: Diogo Fernandopara a Festa do Ovo, na cidade de Bastos, que contou a participação do  prefeito Manoel Ironides Rosa e de outras lideranças locais, entre prefeitos, vereadores e deputados. A 58° edição da festa aconteceu de 14 a 16 de julho no recinto de Exposições Kisuke Watanabe. O evento é a maior feira agro avícola do segmento no Brasil, e também um centro de entretenimento, gastronômico e cultural.

No final da tarde, França visitou a Faculdade de Medicina de Marília (Famema), órgão vinculado à SDECTI.  A instituição conta com mais de 600 alunos nos cursos de Enfermagem e Medicina. Ainda no município, França participou da cerimônia de abertura do Painel de Renovação da Concessão da Malha Paulista e Reativação do ramal Bauru- Marília e Panorama.  Segundo representantes da  Rumo Logística, do Grupo Cosan deverão ser investidos mais  R$ 5 bilhões na malha ferroviária paulista .

O objetivo é ampliar o transporte de produtos para exportação até o porto de Santos. Existe viabilidade de reativação do ramal ferroviário Bauru/Marília/Panorama, com interligação com a Hidrovia Tietê-Paraná.  O projeto é grandioso e prevê a troca de todos os trilhos e dormentes do ramal da Alta Paulista, que foi construído nas décadas de 1940 e 1950. Podem passar pela região composições com 120 vagões. A Rumo ainda pode fazer parcerias para que outras empresas explorem o transporte de passageiros e até o trem turístico.